Como evitar o Plágio na Aprendizagem Online.

Um dos cenários mais desanimadores como professor ocorre quando se constata que um aluno se plagiou. As repercussões da denúncia da desonestidade académica do aluno, e da relação aluno-professor potencialmente manchada, são ambas incrivelmente decepcionantes. Com o crescimento da aprendizagem on-line e do ensino à distância este ano, os estudantes são aqueles que estão habituados aos métodos tradicionais de ensino e estão expostos a um risco de excesso de estadias: o plágio. Ao contrário de uma estrutura convencional, em que a escrita em sala de aula, ensaios, meios-termos, e finais constituem a maior parte dos requisitos do curso, as experiências de aprendizagem em linha diferem. Todo o seu currículo, quer envolva uma componente de escrita diária ou trabalho de pesquisa importante, no final do curso, é inteiramente on-line. Então, como é que reduz a possibilidade de plágio e ao mesmo tempo encoraja práticas de escrita positivas nos seus alunos? Uma abordagem ideal é colocar-se no seu lugar – provavelmente utilizam ferramentas de comunicação fora da sua remota sala de aula para ajudar a melhorar a sua compreensão dos materiais e discutir as suas estratégias de escrita. Alguns meios de comunicação social populares incluem grupos Discord e quadros online como a Reddit. Esses mesmos espaços incluem ferramentas para enganar, tais como pessoas oportunistas que vendem os seus serviços para escrever trabalhos – por outras palavras, desonestidade académica.

Aqui estão algumas medidas preventivas que pode tomar para proteger os seus estudantes para escapar à desonestidade académica:

1. Comunique a sua Sensibilização sobre as ferramentas de batota online.
Muitos programas incluem uma secção sobre “Desonestidade académica”, geralmente um guião genérico escrito por um departamento ou escola. Esta pode estar cheia de informação importante mas não específica, que não tem sido bem adaptada aos desafios modernos. É por isso que é importante que os seus alunos saibam que tem conhecimento de grupos na Reddit, tais como / r / reusschoolhomework e / r / adolescentes onde os papéis reciclados são passados para “ajudar os outros”. Incluir avisos sobre sítios Web que geram automaticamente amostras reescritas. Relembrar aos alunos que pedir a outros para completarem os seus trabalhos em websites como Upwork é contra os termos de serviço. Finalmente, lembrem aos vossos alunos que a utilização de uma fábrica de papel ou de um website de subscrição para “encomendar” papéis já publicados é um tipo de desonestidade académica, e muitos verificadores de plágio, tais como o Quetext, detectá-lo-ão rapidamente.

2. Continuem a estar abertos a consultas e comentários.
Muitas vezes os estudantes cometem má conduta académica como resultado de dificuldades na compreensão da leitura, instruções de trabalho, e procrastinação. Ao conceder extensões coloca mais trabalho sobre os seus ombros, é melhor criar prazos para as tarefas com potencial para extensões em mente. Dessa forma, já tinha nos seus planos classificar os trabalhos mais cedo, sem penalização. No que respeita às instruções de trabalho; não se esqueça de adaptar as suas instruções com base nas perguntas que recebe dos seus alunos sobre o seu trabalho. Se os estudantes tiverem dificuldade em esperar até ao último minuto, forneça recursos úteis para enfrentar a procrastinação, tais como links para conversas gratuitas da TED.

3. Incluir exemplos específicos de plágio num texto diferente.
A forma mais fácil de explicar o plágio é através da utilização de uma ilustração. Em vez de pedir aos estudantes que não peçam ideias emprestadas, explique-o usando uma fonte secundária e demonstrando as formas certas e incorrectas de expressar as ideias dos outros. Fornecer explicações, mostrando que por vezes uma citação não é suficiente, que o próprio pensamento deve ser claramente atribuído ao autor. o documento idêntico deve também fornecer links para o guia de estilo online mais actualizado que a sua turma utiliza. o mesmo documento pode também ter acesso ao guia de estilo online mais recente utilizado pela sua turma. Quando aplicável, utilize uma edição condensada do guia de estilo, dependendo da natureza das atribuições da sua turma. Todos os guias são bastante longos, o que pode desencorajar os seus alunos de tentarem encontrar regras simples, tais como a forma de citar correctamente um verso de Shakespeare. O Purdue Writing Lab é uma excelente fonte para isto e inclui uma função de pesquisa para facilitar a navegação.

4. Encoraje os seus alunos a escrever diariamente.
Pedir aos estudantes para comporem nos seus tempos livres é insuficiente; alternativamente, tenham a oportunidade de participar em concursos de plágio num fórum semanal e ganharem pontos pelos seus esforços. Pode criar avisos tais como, “Por favor escreva um parágrafo descrevendo a personalidade do Príncipe Hamlet em Hamlet”. Exigir aos estudantes que utilizem citações no texto para corresponder às suas declarações. Pode também desenvolver questionários onde os estudantes podem fazer avaliações on-line para determinar o que é e o que não é plágio.

Leave a Reply