Saiba como funciona a detector de plágio.

Actualmente, a informação está a tornar-se cada vez mais um recurso essencial: é por isso que a maioria das pessoas pensa sobre a qualidade deste recurso. Como é que se verifica isto? Como é que o termo “plágio” se relaciona com a qualidade do conteúdo, e que ferramentas estão disponíveis para avaliar o material protegido por direitos de autor?
De uma perspectiva legal, o plágio é a apropriação intencional da autoria de obras, invenções ou soluções tecnológicas de outra pessoa. Contudo, a citação, imitação, ou empréstimo de ideias não deve ser considerada plágio se a cópia não contiver os elementos de documentação técnica especial – um conceito em si mesmo não pode ser objecto de direitos de autor.

Como é identificado o plágio.
O problema da singularidade informativa tornou-se ainda pior devido ao desenvolvimento da Internet: o número de sítios está a crescer exponencialmente e não existem soluções técnicas para detectar a autoria. Contudo, há uma boa saída para esta situação – serviços em linha e vários programas. Eles permitem aos utilizadores analisar o texto e identificar fragmentos que não lhe são exclusivos.
Mas não tirem conclusões precipitadas: descubram como funciona o software de detecção de plágio. Isto significa que eles não podem detectar o plágio. Eles verificam fragmentos específicos, parágrafos e pequenas secções de texto. Os programas pesquisam cadeias de palavras correspondentes no documento e comparam-nas com as do índice do motor de pesquisa. Verá isto a funcionar com WCopyFind, Copyscape, Turnitin, etc.

Limitações de cada programa de detecção de plágio.
Um programa de pesquisa gratuito de plágio online só pode encontrar cópias de texto e detectar frases semelhantes. Contudo, há situações em que o programa não tem qualquer hipótese de derrotar os autores.
Antes de mais, deve ser feita menção a plágio de palavras. Isto significa que o programa não pode encontrar plágio se forem utilizados métodos de tradução, reescrita ou outros métodos semelhantes. Por outras palavras, não se pode ver se o autor roubou uma ideia, mas só é capaz de verificar os comentários disponíveis no texto.
Outro ponto fraco de tais verificações está na formulação geral. Neste caso, os autores tentam separar os substantivos dos adjectivos e acrescentar frases genéricas ao texto.

Mal-entendido de programas de plágio.
É essencial estar ciente dos mal-entendidos sobre os princípios dos programas anti-plágio, pois estes, como qualquer outro instrumento, devem ser utilizados correctamente para se manterem eficazes. Aqui estão alguns equívocos:
Os plagiários não são as únicas pessoas que utilizam detectores de plágio. Apesar da sua capacidade de identificar e processar os plagiários, o software de detecção de plágio pode ser útil para melhorar as capacidades de escrita, tais como citações erradas, más paráfrases, e mesmo gramática.
O software de detecção de plágio é fácil de enganar. Alguns utilizadores acreditam que são suficientemente inteligentes para enganar os detectores de plágio. Eles tentam saltar uma palavra ou mesmo um fragmento. De facto, têm de mudar quase a cada três palavras, o que é mais complexo do que reescrever o documento inteiro.

Os detectores de plágio não são muito precisos.
Dizem que os serviços de plágio perdem todo o conteúdo relacionado e podem mesmo criar alguma correspondência falsa. Por outras palavras, são imprecisos. No entanto, isto nem sempre é verdade.
Os detectores identificam automaticamente o plágio. A passagem destacada representa um possível caso de plágio? Só o utilizador pode tomar a decisão final de o fazer ou não.
Todos os detectores de plágio são os mesmos. A verdade é que os detectores de plágio gratuitos não são de forma alguma perfeitos quando se trata de utilização profissional. Isto porque têm pequenas bases de dados e podem até ser menos precisos do que o software de plágio profissional. É por isso que estes últimos ganharam uma excelente reputação pelo seu conteúdo de alta qualidade.

Conclusão.
Finalmente, tal como outras ferramentas deste tipo, os detectores de plágio são apenas máquinas, pelo que cometem erros. Assim, são praticamente inúteis sem sensibilidade humana. O software que pode detectar o plágio precisa de um bom parceiro para melhorar o resultado global.

Leave a Reply